Do blogue Indústrias Culturais, do Professor Dr. Rogério Santos, UCP
Para Eoin Devereux, os blogues permitem que pessoas comuns se tornem produtores dos media, isto é, produzam conteúdos para consumo de outras pessoas. A tecnologia é gratuita (ou pouco dispendiosa) e fácil de usar. Os blogues permitem a criação de conteúdos, comentários e reacções a entradas (mensagens) anteriores ou de outros blogues. Cada blogue tem um âmbito alargado de tópicos e possui uma etiqueta.Para além de reflectir perspectivas e interesses de pessoas comuns, os blogues estão a ser crescentemente empregues por grupos de interesse e com poder, caso dos políticos e partidos políticos, que os usam em concorrência com o acesso aos media tradicionais. Com podcasts e vídeos, os blogues podem ser um exemplo interessante de como os membros de uma audiência podem exercer o seu direito à cidadania e expressar os seus pontos de vista a um público mais geral.Os blogues têm sido erradamente caracterizados como o equivalente em linha a um diário pessoal, repleto de confissões de natureza pessoal. Mas há muitas ligações com os media e outros blogues, o que extravasa esse campo delimitado. Os blogues exercem, se quisermos ver de um outro ângulo, uma actividade social, pois podem mudar como resultado da relação entre autores e a sua audiência. Os blogues funcionam a meio caminho entre as mensagens de correio electrónico e os media, cujo alcance social e cultural pode ser a família e os amigos ou uma comunidade mais vasta de conhecidos e desconhecidos que se tornam lentamente conhecidos e onde se podem gerar influências em áreas como a política ou os direitos humanos. Ou seja, embora tenham uma base pessoal, os blogues tornam-se um novo e potente meio de comunicação social e cultural.
Para Eoin Devereux, os blogues permitem que pessoas comuns se tornem produtores dos media, isto é, produzam conteúdos para consumo de outras pessoas. A tecnologia é gratuita (ou pouco dispendiosa) e fácil de usar. Os blogues permitem a criação de conteúdos, comentários e reacções a entradas (mensagens) anteriores ou de outros blogues. Cada blogue tem um âmbito alargado de tópicos e possui uma etiqueta.Para além de reflectir perspectivas e interesses de pessoas comuns, os blogues estão a ser crescentemente empregues por grupos de interesse e com poder, caso dos políticos e partidos políticos, que os usam em concorrência com o acesso aos media tradicionais. Com podcasts e vídeos, os blogues podem ser um exemplo interessante de como os membros de uma audiência podem exercer o seu direito à cidadania e expressar os seus pontos de vista a um público mais geral.Os blogues têm sido erradamente caracterizados como o equivalente em linha a um diário pessoal, repleto de confissões de natureza pessoal. Mas há muitas ligações com os media e outros blogues, o que extravasa esse campo delimitado. Os blogues exercem, se quisermos ver de um outro ângulo, uma actividade social, pois podem mudar como resultado da relação entre autores e a sua audiência. Os blogues funcionam a meio caminho entre as mensagens de correio electrónico e os media, cujo alcance social e cultural pode ser a família e os amigos ou uma comunidade mais vasta de conhecidos e desconhecidos que se tornam lentamente conhecidos e onde se podem gerar influências em áreas como a política ou os direitos humanos. Ou seja, embora tenham uma base pessoal, os blogues tornam-se um novo e potente meio de comunicação social e cultural.
Leitura: Eoin Devereux (2007). Understanding the media. Los Angeles, Londres, Nova Deli e Singapura: Sage, pp. 31-33
Eoin Devereux é professor de Sociologia na Universidade de Limerick (Irlanda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário