Alguns tópicos da administração de crises do acidente da Spanair em 20 de agosto de 2008.
O gabinete de administração de crises do acidente da companhia aérea Spanair, Filial do grupo escandinavo SAS, em Madrid, iniciou os trabalhos horas depois da fatalidade. Nas transmissões ao vivo das TVs espanholas, momentos depois do acidente já se falava em gabinete de administração de crises.
No acidente Morreram ao menos 150 das 172 pessoas que estavam a bordo do avião da Spanair que sofreu um acidente por volta das 14h oras e 45 minutos desta quarta-feira (9 e 45 em Brasília) no aeroporto de Barajas, em Madrid.
A família real logo apresentou seus sentimentos, o primeiro-ministro José Zapatero, fez um pronunciamento em rede nacional.
A spanair manteve em seu site on-line uma tarja preta ao lado da logomarca da companhia. Na pagina principal podemos ver o pronunciamento de pesar da empresa e a lista de comunicados oficias e de passageiros. O primeiro comunicado entrou no ar as 15horas e 45 minutos de Madrid, uma hora depois do acidente.
Foi colocado a disposição dos meios de comunicação e dos familiares um número de telefone direto.
As primeiras conferência de imprensa acorreram as 17 horas e trinta minutos do mesmo dia do acidente.
O presidente da SAS Mats Jansson, o director da Spanair, Marcus Hedblom, participaram de uma conferência de imprensa na manhã do dia 21 de agosto, quinta-feira.
O último comunicado informou que a empresa disponibilizou voos das ilhas Canária a Madrid para os familiares, assim como assistência psicológica aos familiares e tripulação e aos colaboradores da companhia.
No mês passado, a Spanair anunciou um plano de reestruturação que inclui o despedimento de mil e cem pessoas.
Segundo o Euronews o porta-voz da companhia aérea, Sergio Allard, garante que as dificuldades financeiras nada têm a ver com o acidente e que o aparelho tinha passado na revisão em Janeiro
O avião da Spanair que se incendiou esta quarta-feira foi adquirido à Korean Airlines em 1993. É um McDonnell Douglas que pertence à família dos MD-80, um aparelho antigo que continua a ser muito utilizado no mundo inteiro.
Há registo de seis acidentes mortais com os aviões MD-80 entre 2000 e 2007, mas, segundo a Boeing, este número de acidentes não é superior ao registado para outros aparelhos.
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