do site da APCE - www.apce.pt
Mais de 250 pessoas, entre associados, concorrentes e convidados, participaram na gala de proclamação dos vencedores do “Grande Prémio APCE 2007”, o evento mais concorrido de sempre no longo historial da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, que decorreu Segunda-feira última, no Museu da Electricidade, em Lisboa.
A competição teve por objectivo distinguir a excelência em comunicação, como meio de elevação do estatuto dos profissionais da comunicação organizacional, e registou uma participação recorde: 184 trabalhos, propostos por 64 organizações, em que figuraram cerca de metade das empresas que compõem o índice PSI20.
Margarida Pinto Correia colaborou na apresentação desta festa dos gestores e técnicos da Comunicação Institucional e das Relações Públicas, que, por escrutínio directo entre os presentes, elegeram Paulo Campos Costa, Director de Marca e Comunicação da EDP, entre uma lista de cinco nomeados pela Direcção da APCE, como “Comunicador do Ano 2007”.
Passaram pelo palco, para receber os seus galardões, os vencedores de cada uma das 19 categorias a concurso, a saber:
- Campanha de Comunicação Institucional Externa: CARRIS, com o projecto “Certificação de 18 Carreiras".
- Campanha de Comunicação Institucional Interna: VODAFONE, na celebração do "15º Aniversário Vodafone".
- Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social: VALORSUL, com o trabalho "Pense Amarelo".
- Acção de Formação: BLAUPUNKT, com a iniciativa "Insight Map".
- Evento Especial: RTP, pelo trabalho "Portugal Azul – O Futuro Passa Por Si".
- Relação com a Comunicação Social e Comunicação de Crises: POSICIONANDUM + ATLANTI.CO, com a acção de "Lançamento da Marca Atlanti.co".
- Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial: CARRIS, através do trabalho "Museu da Carris".
- Relatório de Gestão: MILLENNIUM BCP, com o "Relatório e Contas 2006".
- Relatório de Sustentabilidade: ÁGUAS DO DOURO E PAIVA, com o "Relatório de Sustentabilidade 2006".
- Edição Especial: MUSEU DA ÁGUA, com o projecto "Kit Pedagógico".
- Publicação Externa: CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, com o trabalho "Azul".
- Publicação Interna: CTT, com a revista "Aposta".
- Boletim e Newsletter: DHL, com a publicação "Sem Fronteiras".
- Webletter: CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS e o seu "Cartão MTV / CGD".
- Website e Hotsite: ÁGUAS DO DOURO E PAIVA e o sítio "www.addp.pt".
- Intranet: GALP ENERGIA e a sua plataforma "mygalp".
- Blogue de Comunicação: YOUNGNETWORK e o média "Do Fundo da Comunicação".
- Vídeo de Comunicação: BRISA com o trabalho "Primeiro a Segurança".
- Imagem: SPIRITUC + LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA, graças ao trabalho "Peixe".
O prémio Estudante foi atribuído ao jovem brasileiro José Gabriel Andrade Júnior, pelo seu trabalho “Comunicando e Gerindo Crises”.
A Direcção da APCE distinguiu, ainda, António José Mocho com o Prémio Carreira, atribuído pela primeira vez, pelo seu excepcional desempenho ao serviço da Comunicação e dos profissionais de Comunicação Empresarial em Portugal; e admitiu como seu sócio honorário, (apenas o segundo no seu historial de 17 anos), o Prof. José Viegas Soares, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Presidente do Júri do Grande Prémio APCE.
Este júri independente, constituído, na sua maioria por docentes daquela Escola, foi composto por: Carla Medeiros, Fátima Morais, Fernando Otero, Francisco Costa Pereira, Helena Pina, João Abreu, João Pereira, Jorge Veríssimo, José Luís Cavalheiro, Mafalda Eiró Gomes, Maria Emília Sousa, Maria João Centeno, Orlando Gomes, Paula Cruz, Paula Nobre, Ricardo Flores, Ricardo Santos, Sandra Pereira e Susana Araújo.
A Direcção da APCE, também ela comprometida com o movimento de solidariedade social, converteu o valor de cinco euros do custo de inscrição de cada candidatura ao Grande Prémio num donativo à Fundação do Gil, tendo o respectivo cheque, no montante de 920 euros, sido entregue durante a gala.