Comunicação, Organização, Cultura, Novas Tecnologias e Sociedade.

"Da minha língua vê-se o mar" - Vergílio Ferreira

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Em um ano, Brasil ganha 7 mi internautas

O Brasil foi o país que registrou maior expansão do acesso residencial à internet entre os países medidos com a metodologia Ibope/NetRatings. O número de pessoas que têm acesso à web em casa saltou de 14 milhões para 21,1 milhões entre janeiro/06 e janeiro/07. O crescimento é de 50%.
Segundo José Calazans, analista de mídia do Ibope, a queda no preço dos PCs e a expansão dos serviços de banda larga foram os principais fatores a impulsionar o crescimento do acesso à web no Brasil.
Em 2005, o número de usuários residenciais era de 10,7 milhões. Este volume cresceu para 12 milhões em 2006 e atingiu 14 milhões no início de 2007. A curva de crescimento apresentou expansão mais acentuada ao longo do ano passado. Dados de janeiro de 2008 apontam 21,1 milhões de usuários.
Apenas para comparação, os Estados Unidos apresentaram ganho de 4 milhões de internautas e a França de 3,2 milhões, ambos bem abaixo do ganho registrado no Brasil.
Com 23 horas e 12 minutos por pessoa no mês, o Brasil segue liderando em tempo médio de navegação, à frente da França, que marcou 21 horas e 38 minutos, dos Estados Unidos, que têm 20 horas e 39 minutos, e da Austrália, que ficou com 19 horas e 13 minutos.
Os principais interesses dos brasileiros na internet concentram-se na categoria Buscadores, Portais e Comunidades, diz o Ibope.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Ciclo de Seminários de Investigação 2008

É com muito prazer que vos convidamos a trocar experiências com Mestres pela Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, em Ciências da Comunicação, no Ciclo de Seminários de Investigação 2008. É já a 4ª Edição do CSI e percebemos que este é um instrumento muito útil a todos os que se encontram a realizar a sua Tese de Mestrado, ou que em breve terão de o fazer. Assim, o 4º CSI 2008 abre as suas portas a todos os Mestrandos em Ciências da Comunicação, de 1.º e 2.ºs anos.

Estudo de caso: "Guarda Nacional Republicana-Marketing Interno como instrumento para a melhoria do atendimento na actividade operacional"
Mestre Carla Teresa Alberto Simões Boto Pereira
Dia 26 de feveiro pelas 18h30 na Universiade Católia Portuguesa - FCH - Sala 125

Banda larga chega a 22 mil escolas, diz Costa

BRASÍLIA - O ministro Hélio Costa afirmou que 22 mil escolas públicas ganharão banda larga este ano.
Conexão banda larga será instalada nas 55 mil escolas públicas do país até 2010 e chegará a 22 mil estabelecimentos de ensino já neste ano.
A promessa foi feita hoje (19) pelo ministro Hélio Costa durante o seminário Políticas de (Tele) Comunicações – Convergência e Competição, na Universidade de Brasília (UnB).
“A disponibilização de banda larga em todos os municípios brasileiros até 2010 é perfeitamente viável. Temos absoluta consciência das dificuldades, mas podemos fazer isso com apoio irrestrito do Presidente da República”, afirmou.
Costa ressaltou que as empresas de telefonia são aliadas do ministério no cumprimento da meta de universalizar o acesso à banda larga.
E lembrou que estudos mostram que nos países em desenvolvimento a banda larga é tão importante quanto energia e água: “O progresso depende da comunicação, da maneira como vamos integrar essa ferramenta para todos, sem limitações. Não adianta só o rico ter banda larga de 1 mega – tem que chegar para todo mundo.”
Agência Brasil

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Brasil é 81º em uso de celular e 72º em internet

Brasil aparece em 81° lugar num ranking de 190 países que mede a penetração dos telefones celulares, feito pela Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad).A informação consta de um relatório da agência da ONU que também coloca o país na 72ª posição em penetração da internet. Embora o país esteja atrás de vizinhos latino-americanos nos dois quesitos, o trabalho da Unctad destaca que o número de usuários de celular e de internet triplicou entre 2002 e 2006. De acordo com os dados do Relatório da Economia da Informação 2007-2008, em 2006 havia 99,9 milhões aparelhos de celular registrados no Brasil. Em 2002, esse número era de 34,8 milhões. Ainda assim, a 81ª posição coloca o país atrás de Argentina (49°), Chile (54°), Uruguai (66°), Colômbia (69°) e Equador (70°). Em relação à quantidade de usuários da internet, os dados mostram que o número de pessoas no Brasil com acesso à rede saltou de 14,3 milhões, em 2002, para 42,6 milhões, em 2006. Na listagem geral sobre penetração da internet, o Brasil aparece mais bem posicionado em relação aos vizinhos, à frente da Argentina (78ª) e do México (79ª), embora atrás do Chile (66ª). Banda largaO estudo ainda mostra que além do aumento do número de computadores ligados à rede houve uma melhora na qualidade da conexão. Segundo a Unctad, no Brasil, entre 2002 e 2006, o número de usuários de banda larga subiu de 731 mil para 5,92 milhões. No ranking geral de penetração de banda larga, o Brasil ficou em 57° numa lista de 110 países. Mais uma vez o país veio atrás do Chile (38°) e do México (57°). A Unctad observa que, em 2006, quase 95% das empresas tinham acesso à internet, sendo que 89% contavam com banda larga. "O alto nível de acesso à internet pelas empresas, no entanto, contrasta com o fato de que apenas metade das empresas têm website próprio", comenta o relatório. A agência da ONU ainda afirma em seu relatório que entre as empresas brasileiras engajadas com o "e-commerce", ou transações comerciais pela internet, 23% realizaram compras pela web em 2006 e 30% de seus lucros vieram de vendas online feitas a partir de seus websites.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

"Google won't search for Chuck Norris "

Técnicas de SEO para o termo “find Chuck Norris” colocam uma página falsa como resultado mais relevante da busca.
Fãs do ator Chuck Norris espalharam usaram técnicas de Search Engine Optimizatrion e fizeram de uma falsa página do Google o link mais relevante para quem busca a expressão “find Chuck Norris”
A página apresenta como resposta o texto, “Google não busca Chuck Norris por que sabe que você não encontra Chuck Norris. Ele encontra você”. “Corra antes que ele o encontre”, diz a página.
Técnicas de SEO já geraram diversos resultados curiosos para buscas no Google. No Brasil, a busca por “vergonha nacional” apontava o site do Senado, por exemplo. A expressão “maior mentiroso do Brasil”, por exemplo, aponta para o verbete Lula, da Wikipédia.
Revista Info

Visitantes